22 de abril de 2021

Revista científica alerta que coronavírus está mais no ar do que nas superfícies

O editorial também pontua que a OMS deve informar à população sobre as transmissões pelo ar, por gotículas chamadas aerossóis, não somente pelas superfícies contaminadas.

Foto: Reprodução

A Nature, importante revista científica, publicou um editorial nesta terça-feira (02), pedindo para que os órgãos de saúde chamem mais atenção sobre a transmissão da covid-19 pelo ar. O editorial também pontua que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve informar à população sobre as transmissões pelo ar, por gotículas chamadas aerossóis, não somente pelas superfícies contaminadas. 

A revista enfatiza, ainda, que o ato de limpar as superfícies constantemente pode resultar em “uma mensagem pública confusa, quando é necessária uma orientação clara sobre como priorizar os esforços para evitar a propagação do vírus”.

“Um ano após a pandemia, as evidências agora são claras. O coronavírus (Sars-CoV-2) é transmitido predominantemente pelo ar, por pessoas falando e expirando grandes gotículas e pequenas partículas chamadas aerossóis. A captura do vírus a partir de superfícies, embora plausíveis, parece ser rara”, diz a Nature, na publicação.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o certo é: “evitar tocar as superfícies, principalmente em locais públicos, porque alguém com covid poderia ter tocado ali antes, bem como limpar regularmente as superfícies com desinfetantes”. 

Sobre esta orientação, a revista Nature questiona a OMS, alegando que há poucas evidências de que a Covid-19 seja transmitida por superfícies, ainda que a possibilidade seja real. 

A revista científica pede em seu editorial, que outras formas de prevenir a contaminação do vírus sejam orientadas pelas agências de saúde. 

“Agora que ficou acordado que o vírus se transmite pelo ar, tanto em gotículas grandes quanto pequenas, os esforços para evitar a propagação devem se concentrar em melhorar a ventilação ou instalar purificadores de ar rigorosamente testados. As pessoas também devem ser lembradas de usar máscaras e manter uma distância segura”, orienta a Nature.

Veja mais: Cinco pacientes de Manaus transferidos para outros estados voltam recuperados da Covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: